22 de maio de 2016

Encarando os fatos #Reeducação alimentar


Gente, vou ser bem sincera com vocês. Estou num buraco enorme! Eu como sem ter fome, eu como besteiras, muitas besteiras. E a coisa está tão feia, que não sinto vontade de comer coisas como frutas, verduras, reparei quando a Anita, comentou no diário alimentar. Ainda que eu consiga emagrecer, vou demorar muito. E os nutrientes que eu preciso, não vou estar ingerindo, ou seja - f.o.d.i.d.a - 


O círculo vicioso 

A verdade é que eu estou comendo, e nem estou percebendo o que estou comendo. Legal ? Não. Bom pra mim? Também não. Eu nunca passei por tal coisa, e agora é que esta caindo a ficha. Eu não quero que 2016, seja igual á 2015. Quero poder dizer - eu consegui -, emagrecer devia ser algo prazeroso, e com força de vontade. Eu entendo que na minha atual fase, não estou bem pra pensar em muita coisa. Mas não é desculpa pra ficar gorda. Afinal eu quero ser magra, não só pra ter um corpo bonito, mas para me sentir bem comigo mesma. Não dá pra ficar comendo por tudo que é motivo, fútil, ou não fútil.  COMER NÃO RESOLVE A DROGA DO PROBLEMA >> 

Reeducação alimentar 
* reeducar o paladar * 


Quando eu era veg, eu sentia mais prazer em preparar meu próprio alimento. Comprava revistas, e lia tudo o que eu queria, e sobre meu modo de vida. Ou seja  eu tinha foco, um belo foco. Agora não tenho mais nada, eu como até coisas que eu não gosto. Andei lendo algumas coisas, e descobri que meu paladar está podre. Ou seja, ele quer porcarias, como balas, salgadinhos, chocolates etc. Mas não quer uma fruta, ou belo prato de salada. Até mesmo um prato de feijão e arroz, ele não quer. Eu preciso desacostumar o organismo, é como apertar um "reset". 

 T.a X R.a 
* transtorno alimentar x Reeducação alimentar *

Eu sei.. É confuso, mas é está a minha situação. Ultimamente ando tendo vários encontro com Bulimia. Bom? Não, muito ruim. Bulimia quer dizer descontrole, descontrole quer dizer que vou engordar. Eu estou querendo muito que isso de certo, querendo muito que meu corpo faça a droga do reset. Pra que eu possa restringir, sem ter que cair no limbo outra vez. É impossível, eu fazer r.a e comer tudo que eles pedem. Vou enlouquecer, ainda mais porque não vou poder por pra fora. Preciso fazer com que os dois casem, num amor eterno e fiel. << eu e minha frases idiotas >> 

O Plano 

Então continuando.. 
A ideia é fazer comer coisa saudáveis ( clichê né ? >< ) e tudo que for bom pro corpo. Ou seja tudo que eu odeio, por exemplo chá verde. Vou forçar o corpo a se acostumar com coisas que ele não gosta , até que ele passe a gostar. kkk. Por exemplo: eu detestava quiabo, forcei, e veja só adoro quiabo. Quando digo forçar, é forçar mesmo. Não ter " mimi " porque é amargo, isso e aquilo. É comer, ou tomar e pronto e acabou. 
Rotina Alimentar 

1. Café da Manha ( 07 ás 8:50 )
Para mim é a refeição mais importante. E eu geralmente sempre me lasco, porque temos o costume aqui no quintal, de todo sentar na mesa. Ou seja, bolos, pães brancos, tapioca, queijos, frios, e tudo aquilo que não devia. Frutas? Não. Suco de fruta natural, não. Então vamos mudar o café gordo, pra um café melhorzinho: - pães integrais; geléia light; frutas; iogurte natural ou destanado; café preto; leite; suco de fruta; e vitamina de frutas; aveia; cereiais integrais ( sem açucar ) << opções >> 

2. Lanche da Manhã ( 10 horas )

Eu não tenho costume de lanchar no período da manhã, só as vezes. Então neste horário, seu não comer o café da manhã. A opção fica como : frutas. 

3. Almoço ( 12 ás 13:50 )

De vez em quando eu almoço as 11:40, porque eu sou meio que nem meu avô. Geralmente no almoço, eu como algo só pra enganar o estômago. E percebi que tem sido carbos vazios, e sem graça na minha vida. Ou seja, torradas, meio miojo, e até mesmo pipocas. Vamos mudar o meu almoço sem nutrientes bons: verduras no geral ( com moderação nos túberculos) > saladas > carnes magras > feijão > arroz integral ( depende do prato ) 

4. Lanche da Tarde ( 16 ás 18 horas ) - última refeição -

Incrivelmente eu também, geralmente parto para os carbos, malditos carboidratos. Eu acredito que me viciei, e nem percebo nas minhas atitudes. Geralmente é alguma coisa leve ( se eu não tiver comendo a casa toda ). Vamos substituir por algo bom: sopas leves ( de preferência caseira ) > saladas de frutas > chás > leite > iogurtes ( embora não me faz tão bem ) > talvez algo com fibras 

Água-

Eu tenho sérios problemas em beber água gente. Eu me esqueço por total, talvez seja este o foco do problema. Eu esteja com sede, e confundo com fome. Então é vergonhoso que vou dizer, mas vou instalar um app que me lembre de tomar água. 

Calorias

O ínicio do r.a, conta a partir de segunda feira. Eu ainda não sei se vou contar as calorias, embora é algo muito automático em mim. Isso é algo que eu realmente ainda não sei bem o que farei... (?)

Exercícios

Por deus me ajuda, essa é a parte mais irritante de todo o plano. Porque, minha cabeça não me deixa em paz. Então os primeiros dias vai me fazer querer morrer. Podem ter certeza! Como estou muito em falta com exercícios como hit, aeróbica, e entre outros desse tipo. Farei exercícios do tipo pilates, yoga, alongamentos, e qualquer outra coisa mais "calma". 

Observações 

Vou começar na segunda feira, todos os dias os cardápios lá no blog Diário Alimentar. Não tem data para terminar, vou apenas ir em frente. Quero tirar esse costume ruim que me corpo pegou, e não quer larga... 

" Ânimo, foco, força e fé " 

18 comentários:

  1. Olha é isso mesmo... " Ânimo, foco, força e fé "
    Sabes que um hábito cria-se em 31 dias, por isso pensa que o pior é o primeiro mês e depois como já é hábito, nem te custa nem nada *

    P.S. - como estive a passar pelo mesmo a nível de fitness, aconselho a incluires pesos para tonificares e aumentares a resistência dos teus músculos para quando passares para o HIIT. Mas quem sou eu para falar? Faz o que te faz sentir confortável e bem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uh, isto é ótimo... se eu me manter forte o suficiente no primeiros 31 dias, vou poder tornar disso um hábito.
      Obrigada pela dica ! <3

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ora essa, vou ficar acompanhar tudo no blog :-*

      Excluir
    2. Hehe, fique á vontade meu anjo *.*

      Excluir
  3. Tambem preciso fazer isso, urgente!
    ...
    Agente tinha falado sobres planos para comer menos a muito tempo atrás, e ainda não deu certo, temos que realmente fazer algo sobre o assunto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cecy, não adianta, não dá pra ficar parada engordando vendo a vida passar...
      O r.a vai me servir para tirar esse paladar mal acostumado com alimentos que eu nem devia comer. Não vou me forçar em relação á restringir no atual momento. Mas ir controlando, até pode restringir sem medo...

      Excluir
  4. Primeira vez aqui, gostei muito do seu blog.
    Que bom que está bem focada agora, adorei teu plano *__*
    Esperando vc postar aqui segunda que seguiu tudo certinho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose Cassée Seja bem vinda!!
      Obrigada amor, caso queira saber todos os dias, tenho o blog Diário alimentar. Lá as postagens são todos os dias ...

      Beijos

      Excluir
  5. Olá querida!
    Apoio sua decisão em querer ser saudável, sabemos que todo começo é difícil, mas saiba que estaremos aqui para dar apoio.
    E não esqueça de aumentar o consumo de água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, "saudável" madrinha, ainda não larguei das restrições hehe

      Excluir
  6. Olá Lua!


    Ser saudável é um sonho de todas nós!
    Esse sonho parece palpável quando lemos o blog da Aninha Alves, há dois anos ela luta ferrenhamente para manter-se na R.A, e podemos ver que vale muito a pena, está maravilhosa, é a nossa Vitoriosa!

    Acho que quase todo mundo já foi minha vítima por aqui, sou uma defensora das frutas e verduras, e sempre que posso tento inserir essa ideia verde na vida de vocês!
    Creio que essa mensagem chegou no seu subconsciente hahahahaha!

    Uma coisa que geralmente as meninas fazem é arrumar uma garrafinha bem chamativa e levá-la a todo lugar, para lembrar-se de beber água.
    Havia uma menina que escrevia em um papel os horários de beber água e colava na garrafa, eu vi a foto hahahahahaha!

    Confesso que eu era uma pessoa viciada em miojo, até o dia que pesquisei e descobri que além do sódio exorbitante, miojo nada mais é do que MACARRÃO FRITO!Acabou o amor!

    A ideia dos integrais é muito boa, arroz integral por exemplo dá bastante saciedade!
    Teve uma época que eu vivi de vitaminas de frutas, principalmente banana e maçã com leite de soja sollys -nunca com leite de gado pois não faz bem misturar pectina com lactose- linhaça dourada, canela em pó e aveia oat bran, tudo junto!Colocava a aveia e a linhaça de molho com um pouquinho de água na noite anterior na geladeira, assim ficavam molinhas para a vitamina!

    Exercício é uma questão de forçar o hábito, quando você se acostuma a fazê-lo passa a ser prazeroso, e quando você não faz parece que faltou algo no seu dia!
    Caminhada é simples, eficiente e vem com a vantagem de ser feita ao ar livre, é só calçar um tênis e sair, coisa que tu precisa fazer mais, né?
    Ah, tem um senhor idoso que passa todos os dias na minha porta bem cedinho para caminhar, confesso que tenho inveja da magreza e da vitalidade dele, está muito melhor que eu!Hahahahahahaha!

    Desculpe pelo jornal ;(


    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada de pedir desculpas, teu comentário foi ótimo...
      Ah, com toda a certeza a Ana Alves, é uma bom exemplo. Confesso que não estou focando muito no r.a nesta parte. Mas vou me esforçar para poder me manter na linha. Quem sabe não consigo um equílibrio bom nisso tudo.
      LEMBREI DE BEBER ÁGUA!! haha.
      Meu avô é bem magrinho, e sempre caminha. Não importa se está com peso ou não, e já está nos 90 anos. Vejam só..
      Se eu conseguir um pouco da força da Ana, e do ânimo do meu avô acho que saio do limbo.

      Beijos, obrigada pelas dicas viu!!!
      Ah, me conte como foi o jejum de limão!!!

      Stay strong!

      Excluir
  7. Adorando te ver com todos esses planos!
    Acredite, você me inspirou!
    Tem um monte de coisa que eu deveria comer e não como (não bebo nem um chá), agora já estou com vontade de ser persistente como você hahaha
    Esse ânimo e esse foco estão ótimos, espero que continue assim.

    ResponderExcluir
  8. Gostei de ver, está planejando e isso mostra que está comprometida, desejo que tudo der certo. beijos!

    ResponderExcluir
  9. Parabens lua vc me motivou e os comentarios com muitas dicas olha obrigada por dividir seus conhecimentos

    ResponderExcluir

Gentiliza gera gentileza, por favor respeite meu diário. Deixei seu nome e o do seu blog, que lhe faço uma visita assim que puder.
Obrigada <3